01 dezembro 2006

"Eu pago as inserções, que eu tenho um Visa. Pagas as Requalificações, está bem?"

A empresa 'Metro do Porto' fez obras na rua, dando milhões para obras de municípios. Andam a investigar se o dinheiro foi bem ou mal gasto, se a empresa deveria ou não tê-lo gasto, se foi usado em obras de "Inserção urbana" ou "Requalificação". Inserção urbana ou requalificação... É preciso distinguir bem estes dois conceitos. Isto porque o dinheiro gasto é público. É de todos os contribuintes, mesmo os da aldeia lá para o Nordeste Transmontano que, muito provavelmente, mal viram autocarros na vida, quanto mais metros... Portanto, haja respeito e cuidado com esses milhõezitos de euros. É que ainda são uns 63,405 milhões de euros! Já é algum... Foi todo usado até 2005, em obras que, segundo o Tribunal de Contas, não estão previstas no fim social da empresa e que só beneficiaram os municípios onde são realizadas.

Pois, logo vi... Tinha que ser! Vieram aqueles senhores que sabem as leizinhas todas, com um livrinho de 267 páginas, aborrecer a malta porque houve dinheiro usado na melhoria de vida dos cidadãos, mas não por quem devia... ou por quem não devia! De certeza que essas obras, pagas pela Metro do Porto (vou passar a chamar só Metro, está bem? É que dá muito trabalho escrever tudo...) ou pela respectiva autarquia não são pagas com Visa. É que, na fundação da Metro, ninguém pensou direito e não pediram ao banco um plafond grande. Os chefes têm um cartão com um plafondzito com 1250 euros. Ai não, afinal não! Esse é o plafond dos ex-chefes. Os chefes têm direito a mais uns trocos. E falam em gestão danosa e recomendam à AG fazer revisões de algumas coisas... Parece que há gente que gosta mesmo de aborrecer os outros. Falam em gestão danosa, mas depois eles "também não [têm a certeza], porque só faz[em] recomendação". Resumindo, o TC não sabe se os antigos administradores deveriam ter direito ao cartão de crédito. Pois bem, eu acho-me o maior da minha aldeia e afirmo desde já, em primeira mão... Bolas, dava jeito haver aqui uns jornalistas a ouvir-me para eu ter alguma exposição... Pronto, está bem, eu depois mando um comunicado à imprensa. Ora bem, como estava a dizer, eu sou o maior da minha aldeia e eu acho que está bem.

Então, se já foi chefe, tem que ter mínimos. É como os ex-presidentes da República. Só que estes é só da Metro. Mas o metro é bem grande... e vai até à Póvoa, é preciso ver!! Aqueles senhores, que são iluminados na gestão de dinheiro público, como sempre o demonstraram nas suas autarquias (e ex autarquias), merecem um sinal de apreço pelo trabalho realizado. Também diziam que, num dos municípios, um dos ex presidentes da Câmara que também foi administrador da Metro, recebia andares em vários prédios. Porquê? Porque as pessoas gostavam mesmo dele. É preciso gostar muito de alguém para dar assim uma prenda tão grande. E havia gente que dizia que estava mal! Que ele não tinha direito! Mas com que direito vêm essas ou outras pessoas dizer agora também que ele gasta o plafond do cartão de crédito todo? É mentira! É uma conspiração, uma cabala!... Ele é super poupado e só gasta, em média, 128 euros por mês, por ir a uma reunião de 15 em 15 dias. Só neste país... um homem mata-se a trabalhar, é explorado e ganha pouco, e ainda vêm para a praça pública sujar o seu bom nome... Sinceramente! Haja respeito...


(Este texto, um pouquinho irónico, foi a única maneira que encontrei de exprimir o que me vai na alma sem ficar num estado de sanidade mental que me levasse a ter comportamentos que poderiam vir a ser considerados errados ou, então, pudessem vir a prejudicar-me a mim e aos meus ou, ainda, prejudicar outros que me rodeiam, sem apelo nem agravo. Porque, como todos os senhores mencionados no texto, directamente ou ao de leve, estou de consciência tranquila, estou disponível para qualquer esclarecimento.)

Etiquetas: ,


Comments:
Desse lado da Europa, torna-se caricato olhar para estes acontecimentos, certo? ;)
 
Deste, daquele ou de qualquer outro... Há acontecimentos que são caricatos em qualquer parte do mundo...
 
Ironia bem conseguida, diga-se. Gostei.
Protege sempre a tua sanidade mental.:)
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?