30 maio 2006

A Nossa Selecção...

'Nossa' - referente a nós, portugueses;
'Selecção' - sinónimo de escolha.

Não é, com toda a certeza, a selecção que eu faria. Mas assumo-a como minha também, obrigatoriamente, pois é a única que defenderá a minha bandeira. Mas não vou entrar por aqui. Vou, antes, fazer uma análise de factos em que a minha opinião não será tão polémica que dê direito a honra de 20 minutos de 'directo' na abertura do Telejornal.

Hoje, enquanto muitos portugueses jantam já com a sua família, ou com quem querem ou têm que jantar, o primeiro-ministro janta com os 23 eleitos de Scolari, esse especialista estrangeiro em comando de selecções nacionais de futebol, a quem um país tão rico (?) como o nosso paga 150 mil euros mensais, fora prémios, mais equipa técnica, claro.

Veneno e cores futebolísticas e políticas à parte, não consigo perceber, mesmo sendo o futebol o desporto-rei, que movimenta milhões, quer em pessoas quer em dinheiro, que o Estado tenha todo este cuidado e dedicação com um grupo de atletas ainda com tudo por provar e não tenha umbocadinho desse cuidado com atletas que já provaram, já foram campeões e levaram relamente a bandeira de Portugal ao cimo de um estádio, com "A Portuguesa" a tocar após a atribuição de medalhas.

Casos como o da judoca Telma Monteiro, a primeira portuguesa a sagrar-se campeã da Europa na categoria de menos de 52 Kg, cuja notícia surge após 75% do noticiário cumprido, não podem ser esquecidos, especialmente quando os treinos da dita selecção até têm direito a directos durante a tarde.

Se o povo não percebe, por ele, a justiça da atribuição de incentivos do Estado a atletas, então que sejam as pessoas com esse poder de influência, como os jornalistas, a fazê-lo.

Não há nenhum português, com esta vontade de vencer as outras nações que nós temos, que não fique contente com uma vitória nossa, ainda que ela só possa acontecer no desporto, seja ele qual for. É tudo uma questão de consciência... ou dinheiro!

Acrescento ainda uma informação, só a título de curiosidade: todos os dias saem da conta da Federação Portuguesa de Futebol, oriundos do erário público, 138 contos, na moeda antiga, para pagar a suite onde o presidente Gilberto Madaíl está instalado no hotel em Évora. Que cada um faça o seu juízo...

Comments:
Inteiramente de acordo.

AF - Regionalização
.
 
pois eu acho que o futebol assim como é hoje devia ser eliminado da face da terra... mete-me nojo. A paranóia das pessoas mete-me nojo. Posts como este põe-me doente. O parlamento a alterar data de trabalhos para ver jogos! Não digo que nao se jogue futebol, mas este país e o futebol são uma verdadeira doença... mais uma daquelas que não deixa o país progredir... só metnes mesquinhas.
 
Parece-me que este post vai um pouco de encontro a que dizes. No entanto, dizes que "posts como este põem-te doente". Sinceramente, não percebi...
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?