01 abril 2006

CPE - Contrato de Primeiro Emprego

Parece-me inevitável que em Portugal se venha a reflectir (mais cedo do que se espera) sobre o acontecimento legislativo em curso por terras gaulesas. Isto porque, depois da promulgação do diploma em causa por parte de Jacques Chirac, ficarão dissipadas muitas das dúvidas existentes no seio da sociedade francesa e, por conseguinte, colateralizar-se-ão inúmeros efeitos nos países europeus vizinhos e membros da UE.

Toda a legislação laboral europeia tem raízes muito profundas no 1º tratado laboral francês e todo o ambiente sindical que o rodeou, como é sobejamente e historicamente reconhecido.

É por isso que me parece francamente possível um forte movimento político na UE para reproduzir tal diploma nos países membros, e isto com carácter urgente dadas as inúmeras necessidades legislativas, ao nível laboral, hoje evidentes em toda a UE.

Espero, sinceramente, estar enganado e longe da verdade!

No entanto, não ficaria nada mal às Estruturas Políticas Juvenis Portuguesas, encetarem, desde já, uma séria reflexão e discussão sobre o tema, aproveitando inclusivamente o complexo trabalho de análise e organização que o Movimento Estudantil Francês já produziu sobre a matéria.

Digo eu, não ficaria nada mal ;)

Comments:
Posso avançar, desde já, que a JSD do Porto não está alheia a este tema, tendo já tocado levemente no assunto. Fica prometido que uma séria e mais profunda reflexão não deixará de acontecer...
 
Exemplos de França??... deixa-os lá estar...
 
realise o sonho
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?