24 fevereiro 2006

Conflitos Geracionais...

Começo hoje a entender a profundidade do tema "Conflitos Geracionais", apenas e só porque me dei ao trabalho de tentar recuperar os diversos "tábloides" que esta matéria já produziu, só na última década.

Destaco aqui alguns dos mais assinaláveis e absolutamente dignos de uma séria reflexão:

Pois bem, é precisamente no dinamismo exercido por cada uma, e no seu conjunto, destas "Gerações" que assenta hoje a nossa democracia representativa!

Senão, vejamos então possíveis associações:

Seria uma perfeita injustiça não clarificar o sentido deste post. Assim sendo, permito-me a partilhar com os meus Caros Gladiadores aquilo que me move a escrever desta forma. Faço-o, porque acredito cada vez mais que o verdadeiro espírito e sentido de Cidadania não reside na heterogeneidade geracional, mas sim na inequívoca e irrepreensível coragem de assumir compromissos assentes em verdadeiras ideologias! Este espírito (ou forma de estar, vulgarmente apelidada de postura ou cultura) só é digno daqueles que demonstram por acções aquilo que verbalizam circunstancialmente.

Aquilo a que hoje assistimos na vida política portuguesa é o embrião da verdadeira revolução geracional: todos os que se orgulham de pertencer a determinada Geração estão fartos e cansados dos representantes geracionais que elegem. É por isso que, mais cedo ou mais tarde, teremos uma nova lógica de governação: a dos que são da Geração das Gerações!

É exactamente isso, a Geração dos que focam apenas as outras Gerações, i.e., aqueles que já perceberam que Governar apenas e só faz sentido para as Gerações Vindouras, com políticas de longo prazo e estruturalmente assentes em verdades e realismos sócio-económicos.


Comments:
Falta geração Pack (Messenger + Playstation + iPod)...
 
Lembro-me da geração Click. A início ainda pensei que fosse um outro nome da Windows, mas apercebi-me que não assim que li o post: na altura ainda não se falava de choque tecnológico. Só se um dos nomes for a vanguarda do outro, visto por um iluminado uns anos antes de tudo acontecer.
Não me queria perder por aqui. Aliás, haveria muito a dizer. Talvez(!?) digno de um post. Mas escrevo apenas que há uma geração sem nome que se revê em muitas gerações e não se revê em geração nenhuma. Porque separar a malta por gerações é... da geração anterior!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?