24 janeiro 2006

Um contra todos

Aqui ficam algumas notas soltas sobre as presidenciais. Mal possa farei um comentário mais global.
.
Cavaco. Na vitória, como na campanha, como nos últimos dez anos: preparação, organização, rigor, discurso certo, acção correcta. Confronte-se a noite eleitoral de cada candidato e é impossível que isto não salte à vista. E se dúvidas houver, leia-se o discurso de vitória (aqui): disse tudo o que devia dizer, nada mais do que devia dizer, no tom em que devia dizer. Temos presidente.

Alegre: "As minhas ideias mereceram o apoio de um milhão de votos".
"As sementes lançadas por Manuel Alegre na sociedade portuguesa não vão perder-se." Luís Moita, porta-voz da primeira comunicação da candidatura de Alegre na noite eleitoral (20h40). Pois se não são para se perder, descubram rápido o campo onde semeá-las. É que, sinceramente, não estou a ver. Novo partido? Erro! Nova candidatura à liderança do PS? É para perder. Chatear os socratistas? É pouco! Sinceramente, não vejo mesmo para onde podem ir essas sementes...

Soares julgava-se um deus da política portuguesa, no que era ajudado pelos militantes do PS, pelos jornalistas e por mais alguns opinion-makers do país, que o adulavam permanentemente. De tal forma que ele se julgou amado pelos portugueses a um nível que nenhum outro político poderia ambicionar. Estava completamente desfasado da realidade, vivendo no mundo da politiquice lisboeta de Esquerda, onde fora (e julgava ainda ser) rei e senhor, mas onde está reduzido a baronete. Sempre que puder vai fustigar Cavaco, com atitudes rezingonas próprias da idade.
.
Jerónimo de Sousa disse que a Direita “logrou apoderar-se” da Presidência. Apoderar-se?! Mas houve alguma revolução? Algum golpe de Estado?

Louçã: "Quem pensa que nos derrotou está enganado".
OK...
1º: ninguém vos liga assim tanto, escusam de achar que o mundo gira à vossa volta e que toda a gente quer acabar com o Bloco; dá jeito para aquelas palavras de ordem de luta, resistência, etc., mas é crescentemente ridículo.
2º: não está enganado não, foram mesmo derrotados.
3º: sem ir buscar as causas fracturantes (que realmente não cabiam nesta campanha), é o vazio. Ou o folcore.

Garcia. Quem?

Comments:
Viva,

"Temos presidente." - eu espero que sim! E um que perceba a exacta dimensão do seu cargo e que saiba romper as correntes que o prendem à economia. Precisamos dum presidente com bastantae mais alma do que isso. Espero que Cavaco Silva saiba adaptar-se ao cargo...

Manuel Alegre: Partilho o teu pessimismo quanto às sementes! Mas quem disse que tem que ser num partido? E quem disse que é Manuel Alegre que vai continuar este movimento cívico? Espero que os cidadãos acordem e comecem a influenciar mais o seu próprio destino em vez de esperarem por homebns providenciais.

Mário Soares: O tom com que todos os blogues de direita tratam um homem que, entre outras coiss, negociou a adesão à UE, foi o nosso primeiro Presidente Civil, que impediu (com Sá Carneiro) uma nova ditadura de esquerda e que fundou um dos partidos basilares da nossa democracia, só demonstra que não é indeferente! Claro que foi uma derrota pesada mas qual é a necessidade de "vivendo no mundo da politiquice lisboeta de Esquerda, onde fora (e julgava ainda ser) rei e senhor, mas onde está reduzido a baronete. Sempre que puder vai fustigar Cavaco, com atitudes rezingonas próprias da idade."! Quem nos dera a todos fazer metade do que Soares conseguiu fazer em vida.

Quanto a Jerónimo e a Louçã não gostei da reacção de nenhum dos dois. Culpar o PS duma derrota numa eleição que se quer cívica diz tudo sobre a natureza das suas candidaturas.

Abraço,
 
Depois da tempestade a bonança! Temos se tudo correr bem 3 anos sem eleições, o país precisa de tranquilidade e estabilidade, e do empenho de todos nós.

Em democracia ninguém se apodera da presidência, é se democraticamente eleito!

Um abraço e obrigado pela visita ao periférico, espero ver-te por lá mais vezes.
 
Em democracia ninguém se apodera da presidência mas é democraticamente eleito!

Um abraço e obrigado pela visita ao periférico, espero ver-te por lá mais vezes.
 
Viva,

Estou também com vontade de ser rezingão neste blogue, hehe!

Abraços democráticos,
 
Estou de pleno acordo com os comentários.
Eu até tinha respeito por Soares pela sua dedicação e carreira (goste-se ou não), mas o facto é que depois deste festival de loucura, espero que ele vá procurar cuidados paliativos.
Fico bastante satisfeita com a vitória de Cavaco Silva, muito satisfeita mesmo, e guardo alguma solidariedade para com Alegre. O homem portou-se bem e esteve ao seu nível, não havia necessidade de novelas.
Louçã começa a ficar esquizofrénico. Parece que está a leste da realidade. Enfim.
Bom, estou como tu -> eu própria não sei se sou de Direita; mas ando lá perto, sim ;)
Abraços dos Açores. Fiquem bem :)
Rosa
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?