17 janeiro 2006

Portugal Telecom - Versão TV: Parte I

"(...)Limitar a simbologia nacional deste anúncio ao hino é um erro crasso. Além da Portuguesa, o reclame transporta inúmeros outros símbolos e ícones visuais totalmente identificados com o país num sentido patriótico: a baixa pombalina o Largo D. João da Câmara entre o Rossio e os Restauradores, reconhecendo-se o Teatro Nacional D. Maria II, a Ponte Vasco da Gama, a Gare do Oriente, o Panteão Nacional, o mapa de Portugal (num ecrã olhando para o qual trabalhadores se levantam), a palavra Portugal num cachecol, a bandeira nacional, a foz do Tejo e a Torre de Belém. Isto é, cerca duma dúzia de símbolos e ícones nacionais.(...)"

Eduardo Cintra Torres in Jornal de Negócios - 12/01/2006

Comments:
O reclame está, no mínimo, "tocante"! Confesso que, na primeira vez, fiquei algo 'emocionado'. Mas, já de cabeça fria, o que aconteceu quando não vi o fim sem o ouvir, porque falta o a última estrofe do hino em música, tenho que admitir que me perguntei até que ponto um spot publicitário de uma empresa como a PT tem o direito de usar de tais acordes. As imagens parecem-me... aceitáveis!
Mas quase ninguém parece ter ainda opinado sobre o assunto...
 
Vasco Neves,

A tendência provinciana dos Portugueses tem destas coisas: trocam-se facilmente ícones (musicais, culturais e outros) por referências objectivamente próprias da causa em questão.

A PT não precisa de colar o hino à sua imagem pois, para ter orgulho em ser portuguesa, basta apenas a sua sigla: PT!

A PT, enquanto uma das 5 empresas públicas de classe A, apenas tem que demonstrar porque é que é uma empresa de referência e excelência, no mercado interno e no mercado externo, não pela sua política de marketing publicitário, mas sim pelos factores de distinção e críticos para o sucesso que vem demonstrando.

O saudosismo imposto pelo hino é antagonicamente inspirador e desmotivador naquilo que é a missão de valor desta empresa.

Duas coisas já não se livra esta PT:

1. Toda a gente fala e escreve sobre o anúncio televisivo;
2. A colagem ao momento presidencial não foi a melhor pela forma usada;
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?