23 dezembro 2005

A estratégia que não há...

(...) Não se compreende que, por cá, a economia permaneça quase estagnada há quatro anos e o consumo de energia cavalga a 7% ao ano. E, por muito que custe às nossas empresas, só há uma forma de ajustar a oferta e a procura: o preço.

Como o país já paga electricidade mais cara que muitos países concorrentes, evidentemente que uma revolução qualquer terá de acontecer. Nos nossos hábitos de consumo. Na forma de tributar a utilização de energia. Na forma como as autoridades municipais e metropolitanas gerem a mobilidade das principais cidades.


Isso não está feito, nem sequer discutido. Não há soluções milagrosas, não há uma fórmula fácil, mas há uma enorme urgência em actuar. No lado da oferta, mas sobretudo no lado da procura. Um ministro da Economia, se não serve para isto, então que vá para presidente da Galp.


Sérgio Figueiredo in Jornal de Negócios - 23/12/2005

É interessante reflectir sobre este tema se lhe acrescentarmos um outro:

Porque é que o Governo Socialista e a Nova Administração dos CTT - Correios de Portugal (também socialista), suspenderam um protocolo entre a Iberdrola e os CTT para a venda de contratos de fornecimento de electricidade nas Estações de Correio?

Porque é que os CTT decidiram abandonar um negócio que geraria benefícios para todas as partes envolvidas, sobretudo para si? Senão, vejamos:

  1. Clientes/Consumidores - Possibilidade de opção por fornecedor mais barato!
  2. CTT - Encaixe anual de vários milhões de euros, muito necessários para uma Empresa (ainda detida a 100% pelo Estado???) que perde negócio e core-business ano após ano!
  3. Governo - Possibilidade de fomentar uma política energética competitiva e saudável!
  4. Iberdrola - Criação de valor em Portugal, i.e., em solo português!
  5. EDP - Oportunidade de ouro para largarem a cultura de monopólio no mercado doméstico que tão perigosa é!

Tal como refere o Sérgio Figueiredo, se o ministro da Economia não serve para ministro então que vá para Presidente da Galp! Ou que faça como um outro Ex-Ministro, de seu nome Pina Moura, e vá para a Iberdrola!


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?