29 novembro 2005

Maus tempos - mas "só lá para o Norte"...

Confesso que já não tenho pachorra para aguentar, nos mais diversos meios de Comunicação Social, a querela em torno do aeroporto na Ota e do TGV Lisboa-Madrid. O país (não, uma parte bastante reduzida do país) parece ter instituído como suas preocupações máximas esses dois grandes esforços para nos aproximarmos mais da verdadeira Europa. E digo "uma parte bastante reduzida do país" porque, com frequência, quando vejo, na TV, os "otistas" e os "antiotistas" esgrimirem os seus argumentos, o caso me parece ser do interesse apenas de uma região a de Lisboa.

Como quero continuar coerente, devo dizer que sempre me fez impressão o aeroporto da Portela, que é, dos muitos que conheço, em vários continentes, o único em que um passageiro sai do avião, se mete num autocarro da Carris e está no centro da cidade. Já quanto ao TGV, torço o nariz - sempre pensei, talvez erradamente, que o caminho-de-ferro é uma espécie em vias de extinção. Mas os governos não desistem das suas obras sumptuárias, que permanecerão na memória de todos, quando todos já se tiverem esquecido dos nomes de quem os constituiu. Assim, os lisboetas terão o seu novo aeroporto e poderão ir de comboio super-rápido até Madrid.
Só que alguém vai de ter de pagar a factura... Ora sucede que, segundo o Instituto Nacional de Estatística, o Norte é agora o campeão do desemprego, indo ao ponto de bater o recorde que, triste e tradicionalmente, pertencia ao Alentejo. Ainda segundo o INE, o Norte está cada vez mais deprimido - o investimento cresceu abaixo da média nacional e as famílias chegaram a 2003 com o nível de vida mais baixo do país.

Porém, como costumam dizer os media audiovisuais, quando se trata de anunciar mau tempo, isso será "só lá para o Norte". Cá pelo Norte, Pedras Rubras é sacrificado à Ota, diz-se, e um TGV Porto-Vigo ficará para as calendas. Felizmente, o resto do país (leia-se Lisboa) não tem razões para se sentir deprimido.

Sérgio de Andrade in JN, 29/11/2005

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?